Home/ Noticias/ Desalento: Milhões de pessoas desistem de procurar trabalho!

DESALENTO: MILHÕES DE PESSOAS DESISTEM DE PROCURAR TRABALHO!

DESALENTO: MILHÕES DE PESSOAS DESISTEM DE PROCURAR TRABALHO!
Por Suely Torres
 
ME9
(Foto: Paulo Rogério "Neguita")
 
Ainda segundo dados do IBGE, o país atingiu um número recorde de 4,8 milhões de pessoas que desistiram de procurar trabalho. Milhares de pessoas que gostariam e estariam disponíveis para trabalhar pararam de buscar uma vaga por acreditar que não conseguiriam uma ocupação. São os chamados desalentados. 
 
O fato é que quanto mais tempo a pessoa passa procurando emprego maior é a chance de migrar para o desalento (pessoas que desistem de procurar emprego). Em apenas um trimestre, 202 mil pessoas a mais passaram a essa condição. Em um ano, a precariedade do mercado de trabalho levou ao desalento mais 838 mil indivíduos. 
 
Para alguns analistas, a dificuldade de outros integrantes da família para conseguir uma vaga ou notícias na mídia sobre o desemprego influenciam e, por isso, elas desistem de procurar. Desde o início da crise, em 2014, o número de pessoas procurando trabalho há pelo menos dois anos cresceu 162%. No segundo trimestre, o país alcançou o ápice de 3,162 milhões de trabalhadores em busca de um emprego há dois anos ou mais.
 
ME8