Home/ Noticias/ Câncer de Próstata - A Prevenção é o Segredo da Saúde.

CÂNCER DE PRÓSTATA – A PREVENÇÃO É O SEGREDO DA...

CÂNCER DE PRÓSTATA – A PREVENÇÃO É O SEGREDO DA SAÚDE
Artigo publicado no Jornal ABC Repórter, em 16/11/2017
 
novembroazul
 
A próstata é uma glândula (tamanho= amêndoa), pesa cerca de 20g que se situa na base da bexiga e circunda a uretra. Sua função é produzir uma parte do sêmen. Os problemas da próstata atingem desde o homem jovem até o mais idoso, predominando a partir dos 45 anos. 
 
Sintomas: dificuldade para urinar, jato fraco, perda de urina e levantar a noite para urinar. Diagnóstico: consulta, exame de sangue (PSA) e pelo toque retal. Só existe um modo seguro de se curar o câncer da próstata: descobrindo-o precocemente, ou seja, submetendo-se ao exame preventivo realizado por urologista, anualmente, a partir dos 45 anos. Dessa forma, consegue-se detectar o câncer em fase inicial e ainda curável. 
 
Não se deve esperar pelo aparecimento dos sintomas. Seguramente, quando os sintomas começarem a se manifestar, a doença já existirá ha algum tempo e poderá estar espalhada pelo corpo. Homens com história familiar de câncer de próstata devem fazer os exames preventivos de seis (6) em seis (6) meses, após os 40 anos de idade. 
 
Toque Retal:  realizado pela introdução do dedo indicador do urologista, lubrificado e enluvado, no ânus do paciente. Dura de cinco (5) há 10 segundos, é indolor e dá ao médico muitas informações do reto, ânus e a presença de nódulos de câncer da próstata. Portanto toda esposa e filhos devem incentivar seus pais, tios e avôs a procurar o especialista para a sua prevenção anual. 
 
Não é um exame simples de toque retal que deve afugentá-los do médico. Atenção: o diagnóstico precoce da doença pode salvar a sua vida e evitar muito sofrimento. Portanto previna-se. 
 
drcelso
 
DR CELSO MARZANO- UROLOGISTA E TERAPEUTA SEXUAL- www.drcelsomarzano.com.br