Viva Tiradentes, herói brasileiro!
O paraibano Pedro Américo, pintor consagrado do século 19, criou a obra-prima Tiradentes Supliciado, também conhecida por Tiradentes Esquartejado. É uma pintura histórica na qual o artista pretendeu oferecer à opinião pública um espetáculo próprio para tornar patente a hediondez da barbaria humana, no tempo em que viveu, cheio de angélicas esperanças e heroicas ilusões patrióticas, o mártir de cuja grandeza moral ainda alguns duvidam.
Tiradentes foi enforcado e esquartejado, a 21 de abril de 1792, por defender ideais que iam contra os interesses dos poderosos da época e lutar pela Independência do Brasil. Tiradentes transformou-se no primeiro herói brasileiro, logo após a nossa Independência, em 1822.
Temos ainda um Brasil muito desigual, com exploração, exclusão e constantes ataques aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. O Sindicato dos Padeiros de São Paulo, portanto, saúda o 21 de Abril, Dia de Tiradentes, feriado nacional, neste sentido histórico de esperança, liberdade e consciência social.
Em homenagem a Tiradentes e a todos os que lutaram e lutam pela democracia e pelo desenvolvimento do País, com empregos de qualidade, distribuição de renda, justiça, inclusão social e uma vida digna para todos os brasileiros e brasileiras.