Home/ Noticias/ UGT - CURSO DE FORMAÇÃO

UGT REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICO-SINDICAL..

 

UGT REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICO-SINDICAL PARA DIRIGENTES SINDICAIS

CursoUGT1

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), através da Secretaria de Organização, Formação e Políticas Sindicais, em parceria com a Solidarity Center/ AFL-CIO, está realizando, nos dias 11 e 12 de março, o 3º Módulo do Curso de Formação Político-Sindical para dirigentes de vários estados do país, que tem como tema “A Comunicação como instrumento para Sindicalizar e Reforçar o Poder dos Trabalhadores.”

Na abertura dos trabalhos, o presidente da UGT, Ricardo Patah falou sobre a necessidade do investimento que os sindicatos devem fazer para fortalecer e aprimorar a comunicação junto aos trabalhadores, no sentido de formar e informar sobre os inúmeros ataques e ameaças que o governo e os patrões estão fazendo aos direitos e conquistas dos trabalhadores.

CursoUGT2

Em sua fala, Chiquinho Pereira, que é o responsável pela Secretaria de Organização, Formação e Políticas Sindicais e presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo fez questão de ressaltar a importância do tema, pois o Movimento Sindical precisa se capacitar para conscientizar os trabalhadores e trabalhadoras sobre as ofensivas desse governo que, além de serem constantes, são graves e, portanto, exige grande capacidade de respostas e de forma imediata.

“A Medida Provisória 905 (MP 905), por exemplo, engloba, entre outros aspectos vitais aos trabalhadores, a permissão irrestrita do trabalho aos domingos e feriados; a contribuição previdenciária do seguro-desemprego; o aumento da jornada dos bancários; o enfraquecimento da fiscalização do trabalho; a retirada do Sindicato da negociação de PLR; a supressão da necessidade de registro profissional. Ou seja, estamos caminhando para uma verdadeira escravidão moderna.” Disse Chiquinho Pereira.

CursoUGT3

Questões como Comunicação Sindical e Sociedade, Comunicação e Poder, Memória Sindical, Segurança Digital e Ativismo Sindical foram alguns dos subtemas abordados durante o Curso.

A coordenação e preparação do curso têm como responsáveis o professor Elerdes Elias da Silveira e sua equipe pela UGT e representando a Solidarity Center / AFL-CIO, Jana Silverman.

Participaram do ato de abertura, além de Ricardo Patah e Chiquinho Pereira, o Secretário geral da UGT, Canindé Pegado, o Secretário de Finanças, José Moacyr e o Secretário Adjunto da Previdência e Seguridade Social, Aposentados, Pensionistas e Idosos, Natal Léo.

 CursoUGT4