Home/ Noticias/ Editorial - Out/2019

BRASIL TEM MAIOR ÍNDICE DE MORTES DE MENORES DO..

BRASIL TEM MAIOR ÍNDICE DE MORTES DE MENORES DO MUNDO: 11 MIL POR ANO!

1editorial2019out

Não! Infelizmente, a Ágatha Felix, de apenas 8 anos de idade, não foi e não será a única vítima da violência e da falta de uma política de segurança pública no nosso país. Infelizmente, centenas de jovens, crianças e adolescentes estão sendo assassinados todos os dias no Brasil.

Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 11 mil menores são assassinados todos os anos no Brasil. O dado absoluto é o mais alto do mundo. “Esses menores são, em grande maioria, meninos, estão fora da escola há mais de seis meses e são negros”, afirma a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, em entrevista ao Jornal Estado de Minas. “No Brasil, enquanto os homicídios de adolescentes brancos estão diminuindo, os de negros estão aumentando”, completa Florence Bauer.

“Juventude perdida por mortes precoces”. É assim que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) definiu a situação dos jovens no Brasil com relação à violência que destrói, todos os dias, a família de algum de nós. Segundo o Atlas da Violência, 35.783 pessoas entre 15 e 29 anos perderam a vida no país só em 2017.

A violência policial é uma preocupação que atinge inúmeros setores da sociedade brasileira. Conforme o levantamento do Ipea, 11 a cada 100 mortes violentas intencionais no Brasil, sem recorte de idade, foram provocadas pela polícia. O que aponta inúmeras questões como despreparo e, fundamentalmente, o tipo de conceito que esses profissionais têm sobre a população que deveriam proteger.

ELIMINADORES DO FUTURO: QUE GOVERNO É ESSE?

2editorial2019out

E não é por conta apenas das ações dos criminosos ou dos traficantes de drogas, como tentam dizer alguns veículos de comunicação poderosos. É também e, principalmente, pela ausência de uma política de segurança pública, pela ausência de políticas sociais e inclusivas, pelo alto índice do desemprego, por conta do abandono e do descaso do governo com a educação pública, pela desesperança das pessoas em viver num país que respeite o Estado Democrático de Direito, a soberania, os direitos que garantam uma vida digna para a população.

Mas, como exigir das polícias práticas de cuidados necessários nos momentos de combater os crimes e os criminosos e não vitimar a população, em especial as nossas crianças, se o próprio presidente da república acredita e prega aos quatro cantos do país que violência se combate com violência? Como exigir da sociedade um comportamento civilizado, onde as pessoas devam ser respeitadas, independentemente da sua cor de pele, do sexo, da idade, da religião, da sua condição financeira ou social se o presidente da república é capaz de posar para fotos com uma criança no colo ensinando para ela como fazer o gesto de arma com a mão?

3editorial2019out

Como podemos sair desse caos e evitar a barbárie que irá ocorrer de forma mais profunda, se em mais de nove meses de governo, as únicas ações de Bolsonaro e sua equipe foram atacar e acabar com a educação, dificultar e destruir os acessos ao conhecimento, acabar com a política de saúde pública, destruir parte das nossas riquezas naturais e, pior, entregar ao capital internacional um dos maiores patrimônios do povo brasileiro que é o nosso petróleo?

Como podemos garantir o futuro de nossas crianças, se o governo está promovendo o maior ataque da história contra os direitos trabalhistas de seus pais, que são os trabalhadores e trabalhadoras desse país? Como garantir um futuro para essa nação, se o Estado Brasileiro está matando as nossas crianças, jovens e adolescentes, os únicos responsáveis para dar continuidade a tudo que foi produzido, até agora, para construirmos uma nação soberana, democrática e livre de preconceitos?

Não! Os trabalhadores, os homens e mulheres desse país, todos nós precisamos dar um basta em tudo isso. Não podemos ficar assistindo e muito menos ficarmos apenas reclamando. É necessário botar de lado todas as nossas diferenças sejam elas políticas, de cunho religioso ou de qualquer outra ordem, pois, já passou da hora de exigirmos das autoridades sérias desse país que tomem as devidas providências para acabar com esses e outros abusos cometidos por quem deveria proteger o conjunto da sociedade e não assassinar ou destruir o nosso futuro!