Home/ Noticias/ Dicas de Sáude

O QUE É GENGIVITE E PERIODONTITE?

O QUE É GENGIVITE E PERIODONTITE?

 gengiviteeperiodontite

Gengivite é uma doença infecciosa que atinge a gengiva e sua evolução leva a destruição do osso que sustenta o dente e de seus ligamentos. Ela se desenvolve através do acúmulo de bactérias que se aderem ao dente, conhecida como Placa Bacteriana.

Inicialmente a Gengivite se manifesta com sangramento na gengiva, muitas vezes sem dor, que é notado principalmente ao escovar os dentes. Se o tratamento não for feito a inflamação gengival evolui para a chamada Periodontite, onde há perda óssea e sua principal característica é o “amolecimento” dos dentes.

Fumantes, gestantes, pessoas desnutridas, depressivas, diabéticos, portadores de HIV e fatores genéticos associados à má higienização são os casos que apresentam maior risco de desenvolver a doença. Os sintomas mais comuns são: Mau hálito, tártaro, sangramento durante a escovação; mobilidade dental, gengiva inchada. O diagnóstico precoce, realizado pelo dentista, associado ao uso correto de fio dental e melhora da higienização são as ferramentas necessárias para prevenir e controlar a evolução da doença.

Aqui no nosso sindicato contamos com uma equipe altamente qualificada e pronta para atender os trabalhadores e trabalhadoras sindicalizados e suas famílias da melhor forma possível. Aguardamos a sua visita e de sua família!