Home/ Noticias/ SEMINÁRIO DEBATE E DEFINE AÇÕES...

SEMINÁRIO DEBATE E DEFINE AÇÕES E LUTAS DOS...

SEMINÁRIO DEBATE E DEFINE AÇÕES E LUTAS DOS TRABALHADORES PARA 2019!
Por Suely Torres
 
1seminario2019
(Foto: Paulo Rogério "Neguita)
 

 Durante os três dias de Seminário (30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro), os dirigentes do Sindicato, da Federação e assessores realizaram intenso debate sobre a conjuntura atual e suas repercussões na vida dos trabalhadores. A ofensiva do capital em busca de maiores lucros à custa da retirada de direitos tem levado o nosso Sindicato a intensificar, cada dia mais, o debate e buscar novas ações junto à categoria, no sentido de conscientizar sobre a importância da unidade e fortalecimento da entidade de classe para enfrentar as drásticas ameaças que se apresentam aos direitos e conquistas.

2seminario2019
(Foto: Paulo Rogério "Neguita)
 
“A conjuntura política, os ataques dos governos e dos patrões às Leis e aos instrumentos de proteção dos direitos dos trabalhadores como o Ministério do Trabalho, a Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho são questões que devem ser debatidas e defendidas pelo Movimento Sindical, os trabalhadores e a sociedade, no sentido de encontrarmos saídas para os graves problemas trabalhistas que ameaçam todos os trabalhadores brasileiros.” Diz Chiquinho Pereira, presidente licenciado do nosso Sindicato.
 
3seminario2019
(Foto: Paulo Rogério "Neguita)
 
Os temas abordados durante o Seminário foram sobre Conjuntura Política, as consequências nefastas da Reforma Trabalhista com foco no Financiamento Sindical; a proposta do governo de Reforma da Previdência; Fim do Ministério do Trabalho; Fim da Justiça do Trabalho; e o Fim do Ministério Público do Trabalho, palestra ministrada pelo advogado, doutor Clovis Renato Farias. Além desses temas, os participantes tiveram um curso de Sindicalização a Baixo Custo, ministrado pelo DIEESE. 
 
4seminario2019
(Foto: Paulo Rogério "Neguita)
 
As deliberações do Seminário de Planejamento deste ano vêm ao encontro dessa nova realidade política do país e procuram apontar caminhos que ajudem os trabalhadores na luta do seu dia a dia, mas, sobretudo, apontem caminhos para maiores e melhores resultados na mobilização e organização da categoria diante do novo quadro político.
 
5seminario2019
(Foto: Paulo Rogério "Neguita)
 
Campanha de Sindicalização, mudanças na Comunicação, projeto de cultura, intensificação e ampliação das visitas das equipes nas empresas, realizações de seminários e debates são algumas das deliberações do Seminário de Planejamento, as quais serão efetivadas ao longo do ano.
 
6seminario2019
(Foto: Paulo Rogério "Neguita)