Home/ Nossa História

 

 O Projeto Memória Digital do Sindicato dos Padeiros de São Paulo tem como objetivo principal preservar, recolher e divulgar digitalmente a memória não só dessa instituição, mas também da categoria que ela representa, seus sonhos, lutas e conquistas.

Usando uma ferramenta democrática, a Internet, o projeto é um esforço continuado para digitalizar e disponibilizar documentos e imagens e produzir artigos, entrevistas, depoimentos e livros sobre o universo sindical em geral e a atuação do Sindicato dos Padeiros em particular.
 
O Projeto Memória Digital é uma iniciativa pioneira e reflete a orientação da diretoria do Sindicato e de seu presidente, Chiquinho Pereira, no sentido de promover cultura e estimular a educação complementar dos trabalhadores da categoria,brindando também o público em geral com essa valiosa biblioteca digital.
 
São artigos redigidos por especialistas sobre a história do país e a participação do movimento sindical e do Sindicato dos Padeiros de São Paulo nesse contexto, sobre o pão e sua evolução, com receitas de diferentes épocas e lugares e sobre o padeiro, o artesão que fabrica o alimento mais básico da humanidade, além de documentos e imagens sobre esse universo. 
 
O acervo que está sendo construído pretende ser abrangente e ficará disponível a todos, estudantes, pesquisadores, trabalhadores e quaisquer outros que se interessem pelos temas aqui apresentados.
 
Bom proveito e boa leitura!