Home/ Noticias/ O desemprego causa dor e sofrimento

O DESEMPREGO CAUSA DOR E SOFRIMENTO A MILHÕES DE FAMÍLIAS!

O DESEMPREGO CAUSA DOR E SOFRIMENTO A MILHÕES DE FAMÍLIAS!
Por Suely Torres
 
ME4
(Fotos: Paulo Rogério "Neguita")
 
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que os brasileiros com idade entre 40 e 59 anos representavam 22,7% dos desempregados. Infelizmente, são quase três (3) milhões de pessoas, um crescimento de 131% em relação ao segundo trimestre de 2014, dessa faixa etária que estão desempregadas. 
 
Para o Coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, esses dados mostram que o desemprego atingiu uma parcela da população que não pode de maneira nenhuma ficar desempregada, já que a maioria é chefe de família, e muitas pessoas dependem da renda desses trabalhadores desempregados para o sustento. Além disso, ao contrário dos mais jovens, esse grupo social não tem a alternativa de voltar a morar na casa dos pais. 
 
A faixa etária de 40 a 59 anos é, tradicionalmente, a que mais resiste ao desemprego, por ter um nível de qualificação mais elevado, ter maior potencial para o empreendedorismo, mesmo na informalidade. A aceleração do desemprego nesse grupo indica, claramente, a deterioração do mercado, que já vem jogando cada vez mais gente para o desalento, ou seja, quando a pessoa desiste de procurar nova vaga.
 
ME5