Home/ Noticias/ relator da reforma altera 10 pontos da proposta original do governo

RELATOR DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA ALTERA...

RELATOR DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA ALTERA 10 PONTOS DA PROPOSTA ORIGINAL DO GOVERNO
Matéria publicada no Globo online, dia 18/04/2017.
 
O deputado Arthur Maia (PPS-BA), relator da reforma da Previdência, apresentou as principais mudanças que fará na proposta enviada pelo governo ao Congresso. Foram alterados 10 pontos da reforma, incluindo a idade mínima para aposentadoria de mulheres, trabalhadores rurais e as regras para a concessão de benefícios de prestação continuada (BPC). 
 
No substitutivo, a idade mínima para a aposentadoria das mulheres cairá de 65 anos para 62 anos. A dos homens continuará em 65 anos. Nos dois casos, o tempo mínimo de contribuição será de 25 anos, não havendo, portanto, mudanças nesse item.
 
Haverá ainda alteração da regra para o cálculo dos benefícios. Originalmente, para conseguir aposentadoria integral, os trabalhadores teriam que contribuir para a Previdência por um prazo de 49 anos. Agora, esse tempo cairá para 40 anos.
 
Na proposta do governo, os benefícios seriam calculados com base em 51% da média das melhores contribuições mais 1% por ano até chegar a 100%. Agora, será 70% da média das melhores contribuições mais 1,5% para cada ano que superar os 25 anos de tempo de contribuição. 
 
Em relação à idade mínima, a equipe econômica do governo propôs ainda que a idade mínima fosse ajustada de acordo com o aumento da expectativa de vida da população. Já o relator vai deixar que uma lei estabeleça como se dará o aumento dessa idade mínima.
 
A regra de transição também foi mudada. Originalmente, ela valia para homens acima de 50 anos e mulheres acima de 45 anos, sendo que essas pessoas pagariam um pedágio de 50% sobre o tempo que falta para a aposentadoria (35 anos homens e 30 anos mulheres). Agora, não haverá mais idade de corte para entrar na transição. Os trabalhadores pagarão 30% de pedágio sobre o tempo que falta para a aposentadoria (35 anos homens e 30 anos mulheres).
 
Além disso, o texto substitutivo prevê um limite de idade de aposentadoria de 53 anos para mulheres e de 55 para os homens, o que não existia no texto original enviado pelo governo ao Congresso. Essa idade subirá 11 meses a cada dois anos para as mulheres. E um ano, a cada dois anos para os homens, em uma alta gradual a partir de janeiro de 2020, parando de crescer para o segurado na data em que ele cumprir o pedágio.
 
Para os trabalhadores rurais, em seu relatório, o deputado Arthur Maia, definiu a aposentadoria dos trabalhadores rurais em 60 anos, com 20 anos de tempo de contribuição para os que atuam na economia familiar. A contribuição sobre o salário mínimo será com uma alíquota tão ou mais favorecida que a do trabalhador urbano de baixa renda (MEI) e deverá ser regulamentada em 24 meses. Na transição, a idade vai aumentar um ano a cada dois, até atingir 60 anos. 
 
Houve mudanças também para a aposentadoria dos parlamentares. Pela alteração da proposta do Relator, eles serão vinculados ao regime geral, mas a regra será aplicada imediatamente aos novos detentores de mandatos desde que eles já não sejam vinculados ao regime de Previdência parlamentar das casas para as quais se elegeram. Além disso, a regra da transição para senadores e deputados federais virá na reforma. Só estados e municípios farão suas próprias regras.
 
No serviço público, onde já existe idade mínima, o piso da aposentadoria começará aos 55 anos (mulheres) e 60 anos (homens). Essas idades subirão 10 meses a cada dois anos. Para professores da rede pública, o piso será de 50 (mulheres) e de 55 anos (homens) e do setor privado, de 48 anos (mulheres) e de 50 anos (homens). No caso dos policiais federais, a idade mínima começa aos 48 anos (mulheres) e 50 anos (homens). Policiais e professores poderão se aposentar mais cedo, aos 60 anos.