Home/ Noticias/ 6 Congresso

SINDICATO IRÁ REALIZAR O 6 CONGRESSO DA CATEGORIA

SINDICATO IRÁ REALIZAR O 6 CONGRESSO DA CATEGORIA
Por Suely Torres
 
6CONGRESSO
Nos dia 29 e 30 de março de 2017 ser realizado o 6 Congresso dos Trabalhadores em Panificação. O evento, que acontece em meio crise poltica e econômica do pas, onde os direitos dos trabalhadores têm sofrido inmeras ameaças tem como objetivo aprofundar o debate com a categoria sobre temas que dizem respeito aos trabalhadores como, por exemplo, sade e segurança, NR 12, CIPA’s, reforma da previdência, trabalhista, sindical, entre outros impactos causados aos direitos e conquistas.
 
“Para ns, diretores do sindicato, esse Congresso da categoria tem um grande significado, pois, acontece em um momento muito especial para os trabalhadores brasileiros que, ao longo dos ltimos anos, vem perdendo a batalha contra a retirada de direitos e conquistas histricas. Na nossa categoria, apesar do setor não ter sido atingido gravemente pela crise do pas, podemos notar um aumento da rotatividade, os patrões deixando de cumprir itens dos Acordos e da Convenção Coletiva, sem falar da ameaça a sade e segurança no ambiente de trabalho.” Diz Chiquinho Pereira, presidente do nosso Sindicato.
 
Chiquinho ressalta que, historicamente, os trabalhadores s conseguem ser vitoriosos quando se organizam dentro do sindicato e participam das ações e lutas de forma coletiva. “Nunca nenhum trabalhador conseguiu conquistar ou ampliar seus diretos lutando sozinho. A nossa força a mobilização e a unidade em torno das nossas entidades de classe”, afirma o sindicalista.
 
O Congresso ocorrer no Auditrio da nossa Sede Central que fica na Rua Major Diogo, 126, Bela Vista, São Paulo, das 08h00min s 18h00min, no dia 29/03/2017 e das 08h00min s 15h00min, com a instalação da Mesa de Encerramento. As informações sobre os objetivos, critrios, temas programação e todo processo de desenvolvimento do Congresso, você pode conferir no texto abaixo.
 
4congresso
VI CONGRESSO DOS TRABALHADORES DO SETOR DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA DE SÃO PAULO.
São Paulo dias 29 e 30 de março de 2017. 
 
 
 A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indstrias de Panificação e Confeitaria de São Paulo, em cumprimento ao art. 30 do Estatuto Social exorta todos os Trabalhadores da categoria a participar do VI Congresso dos Trabalhadores do setor de Panificação e Confeitaria de São Paulo a ser realizado nos dias 29 e 30 de março de 2017.  
 
DA CONVOCAÇÃO E MESA DIRETORA:
 O congresso ser convocado por seu Presidente, a quem caber organiz-lo e presid-lo.
§ nico. A mesa diretora do Congresso ser integrada, tambm, pelo Secretrio do Sindicato que se encarregar de lavrar a ata e redigir as conclusões aprovadas.
 
DA PAUTA:
1. Conjuntura 
2. Organização sindical;
I – Campanhas Salariais;
II – Central Sindical; 
III – Federação Brasileira dos Padeiros.
3. Sade e condições de trabalho
I – Cipas;
II – NR 12. 
4. Plano de Lutas.
5. Polticas Permanentes.
 
DA FINALIDADE:
Segundo o estatuto do Sindicato, o Congresso dos padeiros tem a seguinte finalidade:
I – Discutir e deliberar sobre qualquer assunto constante da pauta aprovada no incio dos seus trabalhos;
II – Estabelecer as diretrizes para a execução das prerrogativas e dos deveres do sindicato, previstos no art. 3 do Estatuto Social;
III – Avaliar a realidade econômica do setor, a situação poltica econômica, social e cultural do pas, definindo o plano de luta e ação para a categoria.
 
DO REGIMENTO INTERNO:
O regimento interno do Congresso ser decidido no incio do congresso, em plenria nica antes da sessão oficial de abertura dos trabalhos.
§ 1 – O regimento do Congresso não poder se contrapor ao Estatuto do sindicato;
§ 2 – Qualquer membro inscrito como participante com direito a voz e voto poder apresentar textos e moções sobre o temrio aprovado no regimento do Congresso.
 
DA ORGANIZAÇÃO DO CONGRESSO:
Cada um dos itens de pauta do Congresso ser objeto de painel de debates e intervenções, o qual ser seguido, imediatamente, de votação pelo plenrio de delegados e as resoluções e os encaminhamentos serão apresentados mesa diretora.
 
DOS PARTICIPANTES:
a) O V Congresso ser composto pelos (as) delegados (as) eleitos (as) em cada setor de trabalho (Fabrica, Padarias, etc.), na proporção de um (1) delegado(a) e um (1) suplente para cada 100 (cem) sindicalizados(as) presentes na reunião/assembleia convocada para este fim pelo sindicato.
b) A retirada de delegados (as) das fbricas com mais de 200 trabalhadores sindicalizados poderão (serão) ser eleitos no local de trabalho desde que respeitado os critrios da eleição previstos no item anterior. O delegado ainda poder ser indicado por, no mnimo, 100 (cem) sindicalizados (as) da sua fbrica/padaria (em formulrio prprio fornecido pelo sindicato) e ser credenciado como delegado (a) titular e suplente do V Congresso dos padeiros. 
c) As fabricas / padarias  de uma região que de comum acordo ou, por maioria dos trabalhadores de cada local que assim deliberarem, poderão realizar conjuntamente a eleição dos(as) delegados(as). 
d) Tambm poderão participar observadores (as), com direito somente a voz, eleitos(as) na proporção de metade do nmero de delegados(as), garantindo-se direito eleição de, no mnimo, um(a) observador(a) por fbrica ou padaria.
 
DOS DELEGADOS NATOS:
a) São delegados (as) natos, os membros efetivos e suplentes da diretoria, Conselho Fiscal e Delegados junto federação. Os ex-diretores do sindicato que continuam na categoria dos padeiros de São Paulo, membros convidados da FEBRAPAN. 
b) Os Diretores (as) atuais da Associação dos Padeiros Aposentados e os seus ex–diretores.
c) Os representantes de trabalhadores, efetivos e suplentes, nas CIPAS;
§ nico. Os membros das CIPAS, delegados de empresas, ex-diretores e convidados especiais somente terão direito de voto quando integrantes do quadro social do Sindicato. 
 
DOS APOSENTADOS:
a) Os Trabalhadores aposentados poderão participar, respeitada a proporção de um(a) delegado(a) e um(a) suplente para cada 5 (cinco) sindicalizados(as), desde que eleitos como delegados em reunião do Associação dos Padeiros Aposentados  especialmente convocada para este fim, que ser realizado dia 08/03/2017, ou no local de trabalho, caso ainda esteja em atividade laborativa. 
b) O prazo final para eleição de delegados (as) e observadores/as dia 15/03/2017. No caso dos aposentados, a eleição de delegados dever  ocorrer, conforme data indicada no item acima. 
c) O prazo final para envio das teses sobre o temrio do Congresso 15/03/2017. S serão consideradas e publicadas no Caderno de Teses as teses enviadas nesse prazo para o e-mail - padeiros@padeiros.org.br.
 
DA PROGRAMAÇÃO:
DIA 29 DE MARÇO DE 2017.
Das 7h00min s  8h30min –Credenciamento
8h30min – Leitura e aprovação do Regimento Interno
9h00min – Mesa de Abertura do Congresso.
10h30min – Apresentação das teses.
10h30min – Painel de Conjuntura. 
12h30min – Intervalo para o almoço.
13h30min - Organização sindical - Campanhas Salariais – Central Sindical e Federação Brasileira dos Padeiros.
15h 00min – Coffee Break.
15h15min – Continuação  da Organização sindical - Campanhas Salariais – Central Sindical e Federação Brasileira dos Padeiros.
18h00min – encerramento do 1 dia.
 
DIA 30 DE MARÇO DE 2017.
9h00min – Sade e Condições de Trabalho, Cipas e  NR 12.
Das 12h00min s 13h00min – Almoço
13h15min – Polticas Permanentes 
14h30min - Plano de Lutas.
Das 15h30 s 15h45min min – Coffee Break
15h45min – Mesa de Encerramento.
Coquetel de confraternização e atividade cultural.
 
Em caso de dvidas, os(as) interessados(as) deverão entrar em contato com a Secretaria de Organização do Congresso, atravs do e-mail: padeiros@padeiros.org.br ou pelo fone (11) 3116-7272.
 
São Paulo, 16 de fevereiro de 2017.
 
Diretoria Executiva do Sindicato dos Padeiros de São Paulo.