Home/ Noticias/ DICAS DE SAÚDE: HALITOSE

HALITOSE X ODONTOLOGIA

HALITOSE X ODONTOLOGIA

O QUE É HALITOSE?

 Halitose significa “mau hálito”, um problema que acomete muitas pessoas nos dias de hoje. Em torno de 40% da população sofre ou sofrerá de halitose crônica em alguma época de sua vida.

Muitas são as causas deste mal, incluindo:

- Má higiene bucal (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental);

- Gengivite e periodontite;

- Ingestão de certos alimentos condimentados como alho ou cebola

- Tabaco e bebidas alcoólicas;

- Boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono);

- Doenças sistêmicas tais como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.

COMO SABER SE TENHO HALITOSE?

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Muitas pessoas têm halitose quando acordam de manhã, como resultado de uma produção menor de saliva durante a noite, o que permite os ácidos e outras substâncias se deteriorarem no interior da boca. Escovar bem os dentes e língua, e usar fio dental sempre ajudam a eliminar o mau hálito matinal.

Como prevenir a halitose? Evite alimentos que causam mau hálito e observe o seguinte:

- Escove bem seus dentes ao acordar, após cada refeição e antes de dormir. O uso de fio dental é fundamental para remover a placa bacteriana e as partículas de alimento que se acumulam todos os dias;

- Visite seu dentista periodicamente para fazer uma avaliação e uma limpeza de seus dentes.

Se o seu mau hálito persistir mesmo após uma boa escovação e o uso do fio dental, consulte seu dentista, já que isso pode ser a indicação da existência de um problema mais sério. Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito.