Home/ Noticias/ Editorial - Out/2019

BRASIL TEM MAIOR ÍNDICE DE MORTES DE MENORES DO..

BRASIL TEM MAIOR ÍNDICE DE MORTES DE MENORES DO MUNDO: 11 MIL POR ANO!

1editorial2019out

Não! Infelizmente, a Ágatha Felix, de apenas 8 anos de idade, não foi e não ser a nica vtima da violência e da falta de uma poltica de segurança pblica no nosso pas. Infelizmente, centenas de jovens, crianças e adolescentes estão sendo assassinados todos os dias no Brasil.

Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 11 mil menores são assassinados todos os anos no Brasil. O dado absoluto o mais alto do mundo. “Esses menores são, em grande maioria, meninos, estão fora da escola h mais de seis meses e são negros”, afirma a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, em entrevista ao Jornal Estado de Minas. “No Brasil, enquanto os homicdios de adolescentes brancos estão diminuindo, os de negros estão aumentando”, completa Florence Bauer.

“Juventude perdida por mortes precoces”. assim que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) definiu a situação dos jovens no Brasil com relação violência que destri, todos os dias, a famlia de algum de ns. Segundo o Atlas da Violência, 35.783 pessoas entre 15 e 29 anos perderam a vida no pas s em 2017.

A violência policial uma preocupação que atinge inmeros setores da sociedade brasileira. Conforme o levantamento do Ipea, 11 a cada 100 mortes violentas intencionais no Brasil, sem recorte de idade, foram provocadas pela polcia. O que aponta inmeras questões como despreparo e, fundamentalmente, o tipo de conceito que esses profissionais têm sobre a população que deveriam proteger.

ELIMINADORES DO FUTURO: QUE GOVERNO ESSE?

2editorial2019out

E não por conta apenas das ações dos criminosos ou dos traficantes de drogas, como tentam dizer alguns veculos de comunicação poderosos. tambm e, principalmente, pela ausência de uma poltica de segurança pblica, pela ausência de polticas sociais e inclusivas, pelo alto ndice do desemprego, por conta do abandono e do descaso do governo com a educação pblica, pela desesperança das pessoas em viver num pas que respeite o Estado Democrtico de Direito, a soberania, os direitos que garantam uma vida digna para a população.

Mas, como exigir das polcias prticas de cuidados necessrios nos momentos de combater os crimes e os criminosos e não vitimar a população, em especial as nossas crianças, se o prprio presidente da repblica acredita e prega aos quatro cantos do pas que violência se combate com violência? Como exigir da sociedade um comportamento civilizado, onde as pessoas devam ser respeitadas, independentemente da sua cor de pele, do sexo, da idade, da religião, da sua condição financeira ou social se o presidente da repblica capaz de posar para fotos com uma criança no colo ensinando para ela como fazer o gesto de arma com a mão?

3editorial2019out

Como podemos sair desse caos e evitar a barbrie que ir ocorrer de forma mais profunda, se em mais de nove meses de governo, as nicas ações de Bolsonaro e sua equipe foram atacar e acabar com a educação, dificultar e destruir os acessos ao conhecimento, acabar com a poltica de sade pblica, destruir parte das nossas riquezas naturais e, pior, entregar ao capital internacional um dos maiores patrimônios do povo brasileiro que o nosso petrleo?

Como podemos garantir o futuro de nossas crianças, se o governo est promovendo o maior ataque da histria contra os direitos trabalhistas de seus pais, que são os trabalhadores e trabalhadoras desse pas? Como garantir um futuro para essa nação, se o Estado Brasileiro est matando as nossas crianças, jovens e adolescentes, os nicos responsveis para dar continuidade a tudo que foi produzido, at agora, para construirmos uma nação soberana, democrtica e livre de preconceitos?

Não! Os trabalhadores, os homens e mulheres desse pas, todos ns precisamos dar um basta em tudo isso. Não podemos ficar assistindo e muito menos ficarmos apenas reclamando. necessrio botar de lado todas as nossas diferenças sejam elas polticas, de cunho religioso ou de qualquer outra ordem, pois, j passou da hora de exigirmos das autoridades srias desse pas que tomem as devidas providências para acabar com esses e outros abusos cometidos por quem deveria proteger o conjunto da sociedade e não assassinar ou destruir o nosso futuro!