Home/ Destaques/ ODS - EVENTO

Sindicato dos Padeiros de São Paulo na Agenda 2030: conscientizar crianças e adolescentes sobre os 17 ODS!

eventoODS1

No dia 24 de setembro, semana em que lderes mundiais participam da reunião na Sede da Organização das Nações Unidas (ONU), para debater as condições climticas do planeta, em Nova York, o Sindicato dos Padeiros de São Paulo, em parceria com a Escola Estadual Dra. Maria Augusta Saraiva, realizou atividade com mais de 800 crianças e adolescentes com o objetivo de sensibilizar para os graves problemas que afligem o nosso planeta e, consequentemente, os seres que o habitam.

eventoODS2

Foram realizadas quatro (4) sessões de cinema “Cine Cachorro-quente ODS”, seguidas de debates, com apresentação de vdeos tratando dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentvel, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como parte da Agenda 2030.

eventoODS3

Com muita interação, os alunos deram um show de conhecimento e de consciência sobre como utilizar as boas prticas dirias para preservar o meio ambiente, a sade e o bem-estar das pessoas.

As crianças e os adolescentes contriburam com inmeras ideias e propostas para resolver, por exemplo, o problema do lixo no bairro da Bela Vista, das condições de vida dos moradores de rua e, principalmente, de como repensar as nossas prticas do dia a dia para contribuir com o desenvolvimento sustentvel. Foram momentos emocionantes, uma verdadeira aula de conhecimento sobre temas tão complexos.

eventoODS4

"Esta uma ação pela vida da Terra, que est correndo perigo. O planeta est sendo sufocado e ns somos sufocados junto. Por isso, essa nossa contribuição para melhorar o planeta. Cada um de vocês sair daqui com a responsabilidade de ajudar a construir um pas e um mundo melhor para todos, com justiça social, solidariedade e um futuro mais igual.", disse Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato dos Padeiros e secretrio de Organização, Formação e Polticas Sindicais da UGT nacional. 

eventoODS5

Sensibilizado com o caso da criança Ágatha, de apenas 8 anos, assassinada por bala perdida no Rio de Janeiro, Chiquinho Pereira fez questão de fazer uma homenagem a garota durante a abertura de cada Sessão, e de falar aos jovens sobre as irresponsabilidades das autoridades brasileiras de não conseguirem adotar polticas eficazes para proteger a vida das pessoas, em especial das crianças e adolescentes, na sua maioria pretas, que moram nas periferias das grandes cidades, como o Rio de Janeiro e São Paulo.

eventoODS7

“A sociedade não pode assistir e, muito menos, aceitar o extermnio das nossas crianças, adolescentes e jovens, provocado pela ação de bandidos e policiais. At quando vamos ter que conviver com essa triste realidade? Temos que dar um basta em toda essa drstica situação e exigir do governo Bolsonaro uma poltica de Segurança Pblica que proteja as pessoas e não as matem como est ocorrendo em nosso pas.” Desabafa Chiquinho Pereira.

eventoODS6

Em sua saudação no momento da abertura dos trabalhos, Cristina Palmieri, coordenadora do Comitê de Sustentabilidade e Jornada 2030 da UGT, responsvel pela exposição dos temas em debate, disse aos alunos que "A educação a nica forma de conseguirmos grandes transformações. A partir de hoje, o que esperamos que vocês entendam o quanto a participação  de vocês fundamental para a mudança que todos ns queremos". Os temas abordados nos vdeos e debates foram sobre a preservação do meio ambiente; combate ao desperdcio de gua, eletricidade e alimentos; consumo consciente; poluição; descarte de lixo e reciclagem; igualdade de gênero; educação; sustentabilidade; emprego descente, entre outros.

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, fez questão de prestigiar o evento e falou da importância da conscientização das crianças: "As ações mais simples devem ser compreendidas desde cedo. Essa atividade engrandece a sociedade e mostra o quanto acreditamos num pas melhor, que ser feito por vocês".

eventoODS8

O objetivo dessa parceria com a Escola Estadual Dra. Maria Augusta Saraiva continuar e realizar outras atividades, envolvendo, desta vez, não apenas os alunos e os professores, mais tambm os demais funcionrios da escola, os pais dos alunos e a população do bairro da Bela Vista. “Não vamos realizar apenas esse tipo de atividade, mas vrias outras ações envolvendo o conjunto da população, pois, dessa forma, o nosso Sindicato pode e vai contribuir para construção de um pas melhor, solidrio e com o desenvolvimento sustentvel, onde todos os seres possam viver e conviver em harmonia.” Finalizou Chiquinho Pereira.